Paciente com câncer apresenta crescimento anômalo dos cílios durante tratamento de radioterapia e quimioterapia, aponta relatório médico.

Um paciente em tratamento de câncer foi diagnosticado com um aumento anômalo dos cílios devido à radioterapia e quimioterapia que estava sendo submetido, de acordo com um relatório médico publicado na revista JAMA Dermatology. O caso foi relatado por profissionais de saúde que observaram o crescimento repentino dos cílios do paciente durante uma consulta dermatológica.

O homem em questão procurou o departamento de dermatologia devido a graves erupções acneiformes em seu peito e costas, enquanto recebia tratamento para um câncer em estágio IV. Durante o exame, os médicos identificaram as erupções difusas no tronco e o alongamento anômalo dos cílios, o que levou a um diagnóstico de tricomegalia induzida por drogas, um efeito colateral do tratamento com inibidor do receptor de fator de crescimento epidérmico (EGFR).

Para tratar as lesões acneiformes, o paciente foi submetido a antibióticos orais, corticosteroides tópicos de baixa potência e antifúngicos tópicos, obtendo uma boa resposta ao tratamento. Além disso, foram fornecidas instruções para o corte adequado dos cílios afetados pelo crescimento excessivo.

Este caso ressalta a importância da monitorização cuidadosa dos efeitos colaterais dos tratamentos de câncer, uma vez que mudanças inesperadas no organismo do paciente podem surgir durante o processo de cura da doença. O relatório destaca a necessidade de atenção especial aos efeitos adversos dos medicamentos utilizados para combater o câncer, a fim de garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes em tratamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo