Avião da FAB resgata brasileiros de Israel em segundo voo da Operação Voltando em Paz com animais de estimação a bordo.

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais um resgate de brasileiros que estavam em Israel durante os conflitos recentes entre Israel e o Grupo Hamas. A segunda aeronave KC-30 (Airbus A330 200) decolou de Tel Aviv, em Israel, às 12h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (11) com destino ao Rio de Janeiro, transportando 214 brasileiros resgatados e, pela primeira vez, animais, sendo um cachorro e três gatos.

O voo, que tem duração prevista de 14 horas, tem chegada prevista à Base Aérea do Galeão às 3h desta quinta-feira (12). Essa operação de repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, que foi deflagrada pelo governo federal após o confronto iniciado no fim de semana entre Israel e o Grupo Hamas, no Oriente Médio.

O primeiro voo de resgate, que trouxe brasileiros de Israel, pousou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira. A aeronave KC-30 da FAB, com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv às 14h12 de ontem (10) e fez um voo direto de cerca de 14 horas para a capital federal. Dos 214 brasileiros resgatados, 107 desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.

Um dos resgatados, o produtor de vídeo Gleik Max, relatou o alívio que sentiu ao pisar em solo brasileiro após dias de preocupação e tensão em Israel. Ele contou que precisou se proteger em um bunker, estrutura fortificada construída embaixo da terra, para resistir a projéteis de guerra. “Foram dias de preocupação, embora a gente estivesse em uma área que não sofreu com bombardeios. Mas toda vez que a sirene tocava, a gente ia para o bunker. É gratificante voltar ao Brasil. Estou de volta à minha terra e muito feliz”, disse Gleik.

Durante todo o período de conflitos, Gleik manteve contato permanente com sua família, mas decidiu não contar ao seu filho de 4 anos sobre a situação, adaptando a forma como ele irá relatar o ocorrido devido à idade da criança.

O produtor de vídeo também relatou que se sentiu seguro na maior parte do tempo, mas que o clima no aeroporto em Israel o deixou tenso. Ele explicou que tentou comprar passagens para sair do país, mas que todas foram canceladas, o que aumentou sua preocupação. “Naquele momento, senti que estava em um país em guerra”, afirmou Gleik.

A FAB continua realizando os resgates dos brasileiros em Israel, garantindo a volta em segurança de todos os cidadãos que desejam retornar ao Brasil. A operação de repatriação é uma ação importante do governo federal para proteger os brasileiros em situações de conflito no exterior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo