A idade de Biden é alvo de preocupação e críticas enquanto ele se prepara para as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

O presidente Joe Biden tem se esforçado para escapar do tema da sua idade, abordando-o com bom humor, ignorando-o ou sugerindo que é mais sábio por causa disso. No entanto, por mais que tente evitar o assunto, os anos pesam para Biden, que está a um ano das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Aos 80 anos, Biden já é o presidente mais idoso da história do país e, se for eleito para um segundo mandato em 2024, terá 86 anos quando deixar a Casa Branca. Essa questão tem sido explorada pelos republicanos, que encontram munição para atacá-lo por conta de sua idade em uma série de tropeços e gafes que viralizaram nas redes sociais.

Pesquisas de opinião mostram que os americanos estão preocupados com a possibilidade de seu presidente se tornar incapacitado para exercer suas funções. De acordo com uma pesquisa da ABC/Washington Post, 74% dos consultados acham que Biden é velho demais para um segundo mandato, enquanto apenas 50% pensam o mesmo sobre o republicano Donald Trump, que tem 77 anos.

No entanto, concentrar-se na idade de Biden pode ser considerado injusto, de acordo com o pesquisador S. Jay Olshansky, da Universidade de Illinois. Ele afirma que o envelhecimento não é mais o que era e que há muitas pessoas com oitenta anos perfeitamente capazes de exercerem cargos importantes.

Ainda segundo Olshansky, a idade cronológica está ligada à sabedoria, conhecimento e experiência. No entanto, durante uma campanha eleitoral exaustiva como a que Biden enfrentará, sua idade será posta à prova. Especialistas avaliam que ele terá que provar que está em forma, dedicando-se à campanha ao menos cinco dias por semana.

Embora um exame médico recente tenha concluído que Biden está saudável, imagens de seus tombos e seus erros de fala têm causado preocupação. O presidente mudou sua estratégia e agora reage aos comentários sobre sua idade com bom humor, brincando sobre ter 800 anos e fazendo piadas quando tropeça em público.

Apesar disso, Trump também tem cometido erros e confusões, como alertar que os Estados Unidos estavam à beira da “Segunda Guerra Mundial” durante um discurso. No entanto, pesquisas mostram que tanto Biden quanto Trump podem ser considerados “superidosos”, um termo usado para se referir a um pequeno grupo de pessoas que conservam suas faculdades até a idade avançada.

Para alguns americanos, a idade é apenas um número e o que importa é ter um líder com a cabeça no lugar. No entanto, a questão da idade continua sendo um ponto de preocupação para muitos eleitores, que estão de olho na saúde e capacidade dos candidatos em exercerem o cargo de presidente dos Estados Unidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo