Rede de migração clandestina do Vietnã para a Europa leva a condenações por morte de 39 migrantes encontrados sufocados

Tribunal francês condena acusados pela morte de 39 migrantes vietnamitas sufocados em caminhão na Inglaterra

Nesta sexta-feira, 10 de novembro, um tribunal francês condenou 18 dos 19 acusados pela morte de 39 migrantes vietnamitas encontrados sufocados em um caminhão na Inglaterra em 2019. As sentenças variaram de prisão condicional a até dez anos de prisão. O caso evidenciou a existência de uma rede de migração clandestina do Vietnã para a Europa, envolvendo pessoas de nacionalidade vietnamita, francesa, chinesa, argelina e marroquina.

Quatro vietnamitas – identificados como “Tony”, “Hoang”, “Long” e “Thang” – foram condenados por homicídio involuntário a penas de 9 a 10 anos de prisão. A presidente do tribunal de Paris, Carole Bochter, afirmou que eles estavam envolvidos na linha de frente da organização de travessias de pessoas em situação de precariedade que buscavam uma vida melhor.

Além disso, outros quatro vietnamitas foram condenados a cumprir penas de um a dez anos de prisão, como responsáveis pela organização do transporte e acomodação dos migrantes. Os demais acusados foram absolvidos das acusações de “associação criminosa”, mas condenados por ajudar na estadia irregular no território francês.

Também foram sentenciados sete taxistas a penas de 6 meses de prisão em suspenso a 3 anos de prisão, dois deles com pena suspensa, e multas de 2.000 a 3.000 euros. Um outro taxista foi absolvido de todas as acusações. Três proprietários de apartamentos foram condenados a penas de 6 a 12 meses de prisão em suspenso, com multas de 5.000 a 10.000 euros.

Os migrantes entraram em um contêiner no norte da França para cruzar o Canal da Mancha do porto belga de Zeebrugge. Já em uma área industrial no leste de Londres, foram descobertos no interior do caminhão os corpos de 31 homens e oito mulheres vietnamitas, com idades entre 15 e 44 anos. Em virtude desses acontecimentos, sete homens foram condenados em janeiro de 2021 no Reino Unido, quatro homens foram condenados em setembro de 2020 no Vietnã, e em janeiro de 2022, a Bélgica impôs penas de até 15 anos de prisão a 18 pessoas.

Esse caso trágico evidencia a realidade cruel enfrentada por migrantes ilegais em busca de uma vida melhor, bem como a existência de redes internacionais de migração clandestina que exploram pessoas em situação de vulnerabilidade. A condenação dos envolvidos demonstra a atuação das autoridades para responsabilizar os culpados por esses crimes hediondos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo