Inep prorroga prazo para pedidos de reaplicação do Enem 2023 até segunda-feira, 20 de dezembro e divulga critérios para solicitação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu prorrogar o prazo para pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Agora, os candidatos têm até as 23h59 da próxima segunda-feira (20) para solicitarem a reaplicação do exame, que foi realizado nos dias 12 e 19 deste mês.

A prorrogação do prazo é uma medida tomada pelo Inep para proporcionar a oportunidade de reaplicação do exame para aqueles que enfrentaram problemas de logística no dia da prova ou que tiveram problemas de saúde, especialmente relacionados a doenças infectocontagiosas. Além disso, a reaplicação também será concedida para os candidatos que moram a mais de 30 quilômetros do local de prova.

Os candidatos que desejarem solicitar a reaplicação do exame devem acessar a Página do Participante no site do Inep e preencher o formulário específico para essa finalidade. A reaplicação do Enem está programada para ocorrer nos dias 12 e 13 de dezembro.

De acordo com o Inep, as solicitações serão avaliadas individualmente, com a finalidade de garantir que os casos estejam de acordo com os critérios estabelecidos. O instituto ressaltou que pessoas afetadas por problemas logísticos, como infraestrutura comprometida, falta de energia elétrica nos locais de prova ou erros na aplicação do exame, têm direito a solicitar a reaplicação.

Além disso, o edital do Enem lista diversas doenças infectocontagiosas, como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, varíola, sarampo, entre outras, como justificativas para a solicitação de reaplicação. No entanto, os candidatos que faltaram ao exame por motivos que não se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Inep não terão direito à reaplicação.

Portanto, a prorrogação do prazo representa uma oportunidade adicional para que os candidatos que enfrentaram contratempos no dia do Enem possam ter uma nova chance de realizar a prova e garantir uma avaliação justa de seu desempenho acadêmico. O Inep reforçou a importância de os candidatos anexarem documentos comprobatórios que fundamentem suas solicitações, para viabilizar o processo de avaliação individual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo