Jogos Parapan-Americanos de Santiago: show de abertura destaca cultura local e importância do país na astronomia.

Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago estão oficialmente abertos. A cerimônia ocorreu na noite de sexta-feira, no Estádio Nacional, com homenagens a pioneiros do esporte paralímpico chileno e destaque à cultura local e à importância do país-sede na astronomia mundial. Durante a cerimônia de abertura, que começou às 20h45, a bandeira do país-sede foi trazida pela nadadora chilena Valentina Muñoz, ouro no Parapan de Lima, no Peru, em 2019. Após a execução do hino nacional do Chile, as delegações participantes desfilaram em ordem alfabética.

A delegação do Brasil teve como porta-bandeiras Claudiney dos Santos, bicampeão paralímpico do lançamento do disco, e Mariana d’Andrea, ouro na Paralimpíada de Tóquio, no Japão, em 2021. Ao todo, o Brasil está em Santiago com 324 atletas com deficiência, além de outros atletas em modalidades específicas.

Após o desfile, o centro do campo deu lugar à representação de uma metrópole, alusiva a Santiago, com a performance de artistas simbolizando o cotidiano urbano, trazendo elementos como skate e dança de rua. As cantoras chilenas Ana Tijoux e Kya deram voz à canção oficial do evento, “A La Cima”, acompanhadas pelo grupo de hip hop Movimiento Original.

A bandeira do Comitê Paralímpico das Américas (APC, sigla em inglês) foi trazida por seis personalidades do esporte adaptado, entre elas o ex-nadador Gabriel Vallejos, primeiro a representar o Chile em Paralimpíadas, nos Jogos de Barcelona, na Espanha, em 1992. O presidente chileno, Gabriel Boric, declarou o Parapan aberto, enquanto Victor Hugo Silva, capitão da seleção anfitriã de futebol de cegos, realizou o juramento do atleta.

A pira do Parapan foi acesa por Cristian Valenzuela, primeiro chileno a conquistar uma medalha de ouro paralímpica, nos Jogos de Londres, no Reino Unido, em 2012, na prova dos cinco mil metros da classe T-11 do atletismo (cego total). A cerimônia de abertura chegou ao fim com mais apresentações musicais, dos cantores Denise Rosenthal, Beto Cuevas, Pablo Chill-E, Flor del Rap e, novamente, Ana Tijoux.

Apesar de a cerimônia de abertura ter ocorrido na sexta, uma das 17 modalidades do evento já havia iniciado na última quinta-feira: o tênis de mesa, com as disputas individuais. O Brasil tem 20 atletas garantidos em semifinais masculinas e femininas, o que já garante 20 medalhas ao país.

Desde a edição de 2007, no Rio de Janeiro, que o Brasil encerra o quadro de medalhas do Parapan no topo. Em Lima, o desempenho foi recorde, com 308 medalhas e 124 ouros. Resta aguardar para ver se o Brasil conseguirá repetir ou superar seu desempenho nesta edição dos Jogos Parapan-Americanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo