Projeto de lei aprovado pela Comissão de Educação e Cultura obriga instalação de bibliotecas em conjuntos habitacionais financiados pelo FNHIS.

Na última semana, a Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou por unanimidade o projeto de lei PL4663/2019, que estabelece a obrigatoriedade da instalação de biblioteca pública e sala de estudo em conjuntos habitacionais financiados pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) ou implantados no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o projeto, os governadores e prefeitos serão responsáveis por equipar e manter esses espaços, com o intuito de garantir o acesso à leitura e aos estudos para os moradores desses conjuntos habitacionais. A proposta foi relatada pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que ressaltou a importância da iniciativa para a promoção da educação e da cultura em comunidades de baixa renda.

Aprovada na CE, a proposta segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será discutida e votada antes de seguir para apreciação no plenário do Senado. A expectativa é de que o projeto seja aprovado e entre em vigor o mais rápido possível, para garantir que as novas construções financiadas pelo FNHIS e PNHU incluam esses espaços destinados à leitura e aos estudos.

Segundo especialistas, a presença de bibliotecas públicas e salas de estudo em conjuntos habitacionais pode contribuir significativamente para a melhoria do desempenho escolar e para a formação cultural dos moradores. Além disso, a medida pode ajudar a combater a evasão escolar e a promover a inclusão social e a cidadania.

A aprovação desse projeto de lei representa, portanto, um avanço significativo na garantia do direito à educação e à cultura para a população de baixa renda, demonstrando o compromisso do legislativo em busca de medidas que contribuam para a redução das desigualdades sociais.

A expectativa é de que, com a aprovação e implementação desse projeto, mais comunidades tenham acesso a espaços de leitura e estudo, promovendo o desenvolvimento intelectual e cultural de seus moradores.

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