Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis defende pagamento fixo mensal pelos serviços ambientais à sociedade.

O presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Rocha, apresentou um novo sistema de compensação para os profissionais da reciclagem, pedindo a remuneração de serviços prestados. A proposta inclui um pagamento fixo mensal para os catadores de material reciclável, visando reconhecer sua contribuição para a preservação do meio ambiente e a limpeza das cidades.

Rocha defende que as prefeituras financiem as atividades dos catadores, com a colaboração da iniciativa privada. Ele argumenta que os catadores desempenham uma atividade vital para a preservação ambiental e, portanto, merecem ser remunerados por isso. Em entrevista à Agência Brasil, durante a abertura da 10ª Expocatadores, Rocha ressaltou a importância da remuneração justa para os catadores.

A 10ª Expocatadores foi inaugurada nesta quarta-feira, em Brasília, e espera atrair cerca de 2 mil pessoas por dia. O evento é uma feira de negócios que reúne catadores de materiais recicláveis de todo o país, empresários, gestores públicos, ambientalistas e ativistas sociais para debater os rumos da gestão de resíduos sólidos e da reciclagem no país.

Com o lema “É hora de fechar a conta!”, a Expocatadores sustenta o debate sobre a remuneração justa e a valorização do trabalho dos catadores. Inúmeras lideranças políticas, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foram convidadas a participar do evento e destacaram a importância de valer o trabalho dos catadores.

A feira atraiu não apenas as lideranças políticas, mas também a participação de entidades como a Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim), indústrias como a Coca-Cola e ONGs como a Oceana, todas interessadas em promover a reciclagem e proteger o papel dos catadores. O evento foi um marco importante pela discussão das leis nacionais e das dificuldades enfrentadas pelos catadores.

Durante a mesa de debates, a ministra Marina Silva ecoou o sentimento de remuneração justa para os catadores, chamando a atenção para o importante trabalho que eles fazem em favor da natureza e da sociedade como um todo. As lideranças dos catadores de vários estados do país destacaram a dificuldade financeira e a necessidade de políticas públicas para garantir sua sobrevivência.

Diante do cenário de queda dos preços dos materiais recicláveis, a remuneração justa dos catadores é uma pauta urgente e essencial. A 10ª Expocatadores é um marco na luta por reconhecimento e valorização dos trabalhadores da reciclagem, promovendo um debate fundamental sobre as políticas públicas e ações que possam garantir um futuro melhor para esses profissionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo