Megaoperação para transferência de miliciano Zinho para Bangu 1 gera mobilização de 50 homens do Rio de Janeiro.

No último domingo (24), um grande comboio composto por mais de 50 homens do Grupamento de Intervenção Tática, do Serviço de Operações Especiais e da Divisão de Busca e Recaptura da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap), foi mobilizado para conduzir o miliciano Luis Antonio da Silva Braga, conhecido como Zinho, para a penitenciária Bangu 1, de segurança máxima. Zinho foi detido na Cadeia Pública José Frederico Marques, situada em Benfica, zona norte do Rio.

De acordo com informações, Zinho está isolado em uma área reservada para milicianos, em uma cela de apenas 6 metros quadrados, e inicialmente, não terá acesso ao banho de sol. As refeições do detento serão servidas no próprio local.

O governador Cláudio Castro se pronunciou sobre a prisão de Zinho, afirmando que “Prendemos o inimigo número 1 do RJ. Desarticulando esses grupos criminosos com prisões, apreensões e bloqueio financeiro e a detenção desse mafioso vamos combater de frente o crime. Não vamos parar!”.

A rendição de Zinho ocorreu na noite de véspera de Natal, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro. O miliciano estava foragido desde 2018 e foi responsável por comandar recentes ações criminosas que resultaram em mais de 30 ônibus queimados na zona oeste da Capital.

A prisão foi negociada entre os advogados de Zinho, a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Segundo informações, o miliciano possui pelo menos 12 mandados de prisão expedidos pela Justiça.

A operação para levar Zinho para a penitenciária de segurança máxima envolveu um grande efetivo das forças de segurança, demonstrando o grau de periculosidade e a importância da prisão do líder miliciano para o combate ao crime organizado no Rio de Janeiro. A cooperação entre as diferentes instituições responsáveis pela segurança pública foi fundamental para o sucesso da operação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo