Estudante pernambucano enfrenta desafio de conseguir recursos para finalizar estudos em universidade dos EUA

Jovem pernambucano é aprovado em nove universidades dos Estados Unidos e enfrenta desafio para continuar os estudos

O jovem pernambucano Fred Ramon, de 23 anos, teve um grande feito em 2021: foi aprovado em nove universidades dos Estados Unidos. No entanto, agora ele enfrenta o desafio de conseguir recursos para finalizar os estudos no país norte-americano.

Cursando ciências da computação na Whittier College, na Califórnia, Fred perdeu o doador que possibilitava o complemento de sua bolsa de estudos na instituição, que é de 70%. Com três semestres restando para a conclusão do curso, ele está pedindo ajuda para se manter na universidade dos EUA.

O estudante explicou que o restante do pagamento da mensalidade era feito por meio de um programa nos Estados Unidos que conecta estudantes carentes com doadores, porém, o seu doador teve problemas financeiros e não poderá mais ajudá-lo. Diante disso, Fred está pedindo ajuda para realizar o pagamento dos semestres de forma independente.

Ele afirmou que o programa realiza o direcionamento para encontrar um novo doador, mas a espera poderia levar alguns anos, e ele não tem tanto tempo assim. Cada semestre na universidade custa cerca de US$ 15 mil, e, por isso, ele iniciou uma vaquinha para arrecadar dinheiro.

No total, Fred estima que serão necessários cerca de R$ 200 mil para garantir sua formação. A emergência maior é para o pagamento do próximo semestre, que deverá ser quitado ainda em janeiro de 2022.

A conclusão do curso representa a realização de um sonho não apenas de Fred, mas de toda a sua família e amigos. O jovem destacou que é o primeiro da família a entrar em uma universidade e ressaltou como essa conquista pode ajudar a mudar a realidade ao seu redor.

Ele ressaltou que sua família é de baixa renda, com a mãe e a avó analfabetas. “Toda minha família é de baixa renda. Então para mim, chegar aqui representa uma mudança de vida para minha família. Eu sei que vou ter várias oportunidades com o diploma. Se eu conseguir me formar, vou ter várias vagas abertas para mim. Vou ter um futuro, uma estabilidade. Mas, para isso, eu tenho que conseguir pagar os próximos semestres”, disse Fred.

Quem desejar ajudar o estudante pode contribuir com a vaquinha disponível no link informado por ele. Além disso, é possível colaborar por meio da chave Pix fornecida por Fred.

A situação do jovem pernambucano mostra como a busca pela educação enfrenta desafios, principalmente para aqueles de baixa renda, e como a sociedade pode se unir para garantir que mais pessoas tenham a oportunidade de realizar seus sonhos acadêmicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo