Polícia Federal investiga uso de inteligência artificial para difamar prefeito de Manaus em áudio falso; nove alvos foram identificados.

Nesta sexta-feira (9), a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de identificar os autores de um áudio que utilizou inteligência artificial para difamar o prefeito de Manaus, David Almeida. O áudio, que foi divulgado em dezembro do ano passado, trazia a voz do prefeito ofendendo professores e começou a circular logo após uma manifestação desses profissionais em frente à prefeitura de Manaus.

A investigação da Polícia Federal revelou que o material não era autêntico, o que levou a ação desta sexta-feira. A operação teve como alvos um designer, três empresas de publicidade, os sócios dessas empresas e duas pessoas que compartilharam a fake news. Todos são investigados pelo crime de difamação eleitoral.

Durante a operação, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Computadores foram apreendidos e os suspeitos foram intimados a depor. Segundo a PF, os agentes conseguiram identificar o sistema utilizado para a produção do áudio falso, o autor, o local da produção e a agência de publicidade responsável por divulgar o material em plataformas digitais.

Esse tipo de crime eleitoral vem ganhando destaque devido à disseminação rápida que as fake news têm nas redes sociais e plataformas digitais. A utilização de inteligência artificial para propagar informações falsas é uma preocupação crescente, e a ação da Polícia Federal é um passo importante no combate a esse tipo de prática.

O prefeito David Almeida declarou estar satisfeito com a investigação e espera que os responsáveis sejam identificados e punidos de acordo com a lei. A difamação eleitoral é um crime que pode ter graves consequências para a reputação e imagem pública dos envolvidos, e a ação da PF demonstra o esforço das autoridades em coibir esse tipo de conduta.

Espera-se que operações como essa sirvam de exemplo para aqueles que pensam em utilizar meios ilegais para prejudicar candidatos e políticos, e que o combate às fake news e à difamação eleitoral seja uma prioridade nas próximas eleições. A atuação da Polícia Federal é fundamental para garantir a lisura do processo democrático e a proteção dos direitos dos candidatos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo