O calor excessivo do verão e a transpiração: entenda a relação com a perda de água e sais minerais.

Neste verão, o calor está realmente intenso. Em qualquer lugar que estamos, o suor sempre parece nos acompanhar. Seja em repouso ou durante uma atividade física, depois de almoçar, de dia ou de noite, o corpo fica mais úmido, principalmente na cabeça, nas axilas, mãos, virilha e pés, que são regiões mais fechadas e quentes.

Com a transpiração, perdemos 95% de água e 5% de sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e magnésio. Este mecanismo é fundamental para manter a temperatura corporal ideal para o nosso organismo, ou seja, 36,5°C. Se esse termômetro passar dos 38° C, há algo errado.

No entanto, será que suar pode ajudar a perder gordura e eliminar alguns quilos? De acordo com o preparador físico, especialista em bem-estar e colunista do Globo, Marcio Atalla, “suar não significa emagrecer definitivamente. Imagina se tivesse essa relação de suar e emagrecer, o jeito mais fácil de emagrecer seria ir para a sauna”. Segundo Atalla, há dois modos de eliminar gordura pelo corpo. A primeira é pela troca de gases, eliminando CO2, e a segunda por líquidos corporais, como a urina, lágrima e suor.

Durante a atividade física, a gordura pode ser eliminada por meio do suor, porém, a quantidade é pequena e não tem um grande impacto no emagrecimento. “Quando você está fazendo atividade física, não há essa relação direta porque algumas pessoas transpiram mais do que outras. Você pode fazer exercício em um local mais quente e úmido e vai transpirar mais e isso não significa que perdeu mais gordura. A relação para perder peso é quanto mais movimento, mais gordura será eliminada”, explica Atalla.

De acordo com especialistas, caminhar rápido, correr e pedalar são atividades que provocam muita transpiração, pois cerca de 70% do trabalho muscular é transformado em calor. Só os 30% restantes são convertidos em movimento. O exercício é importante para emagrecer pois, além do suor, a pessoa queima gordura e glicose para produzir a energia necessária à prática. Portanto, suar não é a forma mais eficaz de perder peso, mas sim a prática de atividades físicas que queimam gordura e aumentam a eficiência metabólica do corpo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo