Avaliação negativa do governo de Joe Biden na fronteira com o México preocupa os americanos e sinaliza desafio para sua reeleição

Poucos meses após as eleições, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viu sua popularidade cair consideravelmente em relação ao controle de fronteiras. Segundo o instituto de pesquisa Pew Research Center, 80% das pessoas consideram que o governo Biden tem feito um trabalho “ruim” ou “muito ruim” no controle do fluxo de migrantes na fronteira com o México. Essa avaliação representa um declínio significativo na popularidade do presidente, que costumava receber notas baixas em pesquisas anteriores sobre o mesmo assunto.

O levantamento do Pew Research Center revela que apenas 18% dos entrevistados acreditam que o governo está fazendo um bom trabalho, enquanto 80% afirmam que estão descontentes com a atuação do governo no controle de fronteiras, dos quais 45% consideram que o trabalho do governo é “muito ruim”.

As opiniões negativas sobre o governo Biden variam de acordo com a filiação partidária. Surpreendentemente, 73% dos democratas compartilham a mesma visão, um percentual mais alto do que durante o mandato de Biden. Essa insatisfação é particularmente preocupante, pois ocorre em um momento em que o presidente se prepara para concorrer à reeleição em menos de nove meses.

Apesar das opiniões divergentes sobre as medidas para resolver a situação na fronteira, 60% dos americanos apoiam o aumento do número de juízes e funcionários de imigração para processar mais rapidamente os pedidos de asilo. No entanto, a ampliação do muro ao longo da fronteira com o México, uma das políticas mais controversas do governo Trump, tem um apoio significativamente menor, com apenas 15% dos democratas favoráveis à ideia.

As razões que levam os migrantes a buscarem os Estados Unidos também são motivo de debate entre democratas e republicanos. Enquanto os republicanos acreditam que as políticas de imigração dos Estados Unidos facilitam a permanência no país, os democratas destacam a violência nos países de origem dos migrantes. A falta de consenso sobre a natureza da situação na fronteira reflete-se na percepção do público, com os republicanos considerando que se trata de “uma crise” migratória, enquanto os democratas a enxergam como um “problema importante”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo