Rede de tráfico de migrantes que organizava travessias no Canal do Mancha é desmantelada em operação internacional – Europol

Uma operação internacional, envolvendo autoridades da França, Bélgica e Alemanha, resultou no desmantelamento de uma das redes de tráfico de migrantes mais importantes, que organizava travessias no Canal do Mancha. A operação, que levou à detenção de 19 pessoas na Alemanha, foi anunciada pela Europol nesta quinta-feira. Segundo a agência de polícia da União Europeia, a investigação durou um ano e meio e teve como foco uma rede iraquiana-curda suspeita de transportar migrantes irregulares do Oriente Médio e da África Oriental da França para o Reino Unido.

De acordo com a Europol, essa rede cobrava entre 1.000 e 3.000 euros por uma vaga a bordo de botes infláveis de má qualidade. O tráfico ilícito de migrantes por meio de pequenas embarcações tem aumentado desde 2019 e se tornou o modus operandi mais utilizado da União Europeia para o Reino Unido em 2021, superando o tráfico por caminhões.

A operação que resultou no desmantelamento da rede de tráfico de migrantes é um importante passo no combate a atividades ilegais que colocam em risco a vida de milhares de migrantes que buscam chegar ao Reino Unido em condições precárias e perigosas. O trabalho conjunto das autoridades de diferentes países demonstra a importância da cooperação internacional no enfrentamento desse tipo de crime.

Além disso, a notícia ressalta a necessidade de se fortalecer as políticas de segurança nas fronteiras europeias, a fim de impedir que redes criminosas lucrem com o transporte irregular de migrantes. A atuação da Europol e das autoridades nacionais é fundamental para desarticular esses grupos e impedir que continuem a explorar a vulnerabilidade de indivíduos em busca de melhores condições de vida.

Portanto, a notícia do desmantelamento da rede de tráfico de migrantes que atuava no Canal do Mancha é um marco importante no combate a esse tipo de crime, demonstrando a capacidade das autoridades em trabalhar de forma coordenada para proteger a segurança e os direitos dos migrantes que buscam uma nova vida na Europa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo