Tornado atinge zona rural de Alagoas causando danos em residências, sem registro de feridos. Fenômeno é considerado incomum na região.

Na tarde desta quinta-feira (22), um fenômeno raro atingiu a zona rural de Alagoas, mais precisamente na região de Estrela de Alagoas. Um tornado de pequena proporção causou danos em cerca de dez residências, deixando moradores assustados e gerando prejuízos materiais. Felizmente, não houve registro de feridos.

Este tipo de acontecimento é considerado incomum na região, já que Alagoas não é um estado conhecido por ser frequentemente afetado por tornados. O município onde o tornado foi registrado fica a aproximadamente 150 km da capital, Maceió, e possui uma população de quase 18 mil habitantes.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) confirmou que se tratava de um tornado de leve intensidade, sendo classificado como nível f0 na escala Fujita, onde os ventos alcançam cerca de 117 km/h. Em nota oficial, Vinicius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais no Estado, explicou as características e razões por trás do fenômeno.

De acordo com Pinho, tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que giram em alta velocidade em torno de um centro de baixa pressão. O tornado se forma quando seu funil toca o solo, conectando a nuvem de tempestade à superfície. No caso de Estrela de Alagoas, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção e velocidade do vento com a altura, favoreceu a rotação horizontal na baixa atmosfera, aumentando a velocidade do vento.

O impacto do tornado nas residências locais provocou uma mobilização da comunidade e das autoridades locais para prestar auxílio aos afetados e iniciar os reparos necessários. Os moradores estão sendo orientados a tomar medidas de segurança e precaução diante de possíveis novos eventos climáticos extremos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo