Presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, anuncia candidatura às eleições de 2025 em meio à votação parlamentar contestada pela oposição.

Em meio a uma votação parlamentar amplamente considerada como uma farsa, o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, anunciou que disputará as eleições de 2025 no país, onde está no poder desde 1994. Esta é a primeira votação nacional realizada desde os grandes protestos que abalaram o país após as eleições presidenciais de 2020, que foram vencidas por Lukashenko.

O anúncio da candidatura do presidente foi feito através de um canal nas redes sociais gerenciado por sua equipe. Caso seja reeleito, Lukashenko completará 36 anos no poder, em um país marcado pela repressão e acusações de fraude eleitoral.

Após as últimas eleições, Lukashenko iniciou uma intensa onda de repressão contra a dissidência, com centenas de pessoas detidas e milhares forçadas ao exílio. Neste domingo, a votação ocorre sem a participação da oposição, que pediu um boicote ao processo eleitoral.

A líder da oposição no exílio, Svetlana Tikhanoskaya, criticou as eleições como uma farsa, chamando atenção para as tentativas do regime de Lukashenko de se legitimar no poder. Enquanto isso, o grupo de defesa dos direitos humanos Viasna alerta que Belarus possui atualmente 1.419 presos políticos.

Além disso, a situação de Belarus se agrava ao se aliar com a Rússia em meio aos conflitos na Ucrânia, o que a deixa ainda mais isolada no cenário internacional. Em resumo, a votação parlamentar em Belarus é vista como controversa e questionada pela oposição e por organizações de direitos humanos devido à falta de transparência e respeito às regras democráticas. A votação deste domingo marca mais um capítulo na longa trajetória de Lukashenko no poder e levanta questionamentos sobre os rumos políticos do país nos próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo