SBP e SPP lançam cartilha para auxiliar na identificação precoce de atrasos no desenvolvimento infantil em parceria internacional

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP) estão lançando, na próxima segunda-feira (26), a Cartilha de Desenvolvimento – 2 meses a 5 anos. O objetivo dessa iniciativa é fornecer um guia para profissionais de saúde e educação, além de pais e cuidadores, sobre os marcos de desenvolvimento esperados para crianças de diferentes faixas etárias. O conteúdo da cartilha foi traduzido para o português por pediatras da SBP e é baseado no programa desenvolvido pelo Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos.

A presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, Liubiana Arantes de Araújo, explicou que a cartilha tem como propósito auxiliar na identificação precoce de atrasos no neurodesenvolvimento das crianças. Segundo ela, é fundamental que os pais saibam o que esperar em cada idade, para estimular seus filhos adequadamente. Caso seja identificado algum atraso, é importante agir o mais cedo possível, pois a criança pode necessitar de avaliação e intervenção imediatas.

Mesmo sendo elaborada nos Estados Unidos, a cartilha é universal e aplicável a crianças de diversas partes do mundo. Os marcos de desenvolvimento são determinados geneticamente e não variam de acordo com o país de origem da criança. Liubiana ressaltou a importância do estímulo adequado, nutrição e cuidados de saúde para que as crianças alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento, independentemente de onde vivam.

A publicação, que terá 28 páginas e será disponibilizada no site da SBP, aborda os marcos de desenvolvimento esperados em diferentes idades, desde os 2 meses até os 5 anos. Os pais são encorajados a acompanhar o desenvolvimento de seus filhos preenchendo um questionário e discutindo com o pediatra durante as consultas.

Os primeiros cinco anos de vida de uma criança são essenciais para o seu neurodesenvolvimento pleno, e o comportamento nessa fase pode fornecer importantes pistas sobre a saúde e o desenvolvimento futuro. Por isso, a Cartilha de Desenvol olvimento é uma ferramenta valiosa para conscientizar os pediatras e pais sobre a importância de acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças e agir precocemente em caso de atrasos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo