Projeto de Lei torna obrigatória oferta de aulas de artes nas escolas com pelo menos duas aulas por semana.

Na última quinta-feira, dia 29 de fevereiro de 2024, foi apresentado o Projeto de Lei 5983/23, que tem como objetivo tornar obrigatória a oferta da disciplina de artes no currículo da educação básica. De acordo com a proposta, as escolas deverão disponibilizar pelo menos duas aulas de artes por semana, abrangendo diversas linguagens artísticas como música, dança, artes visuais e teatro.

A iniciativa do projeto visa garantir que o ensino da arte seja oferecido em todas as séries do ensino médio e fundamental, proporcionando um ambiente propício para o pleno desenvolvimento dos estudantes. Para isso, as instituições de ensino deverão contar com salas e espaços equipados, como auditórios e salas com equipamentos de multimídia, para a aplicação das aulas.

Além disso, a proposta também prevê que as escolas forneçam o material necessário para o desenvolvimento de aulas práticas de música, dança, artes visuais, teatro e outras linguagens artísticas disponibilizadas. Os parlamentares responsáveis pela apresentação do projeto, Chico Alencar, Luciene Cavalcante e Talíria Petrone, destacam a importância da arte como elemento essencial para a formação cultural e coletiva dos estudantes, defendendo a necessidade de investimento e adequação dos espaços educacionais.

Com relação à tramitação do projeto, o mesmo seguirá um rito conclusivo, sendo analisado pelas comissões de Educação, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta tem como objetivo promover um ambiente escolar mais dinâmico e enriquecedor, contribuindo para a formação integral dos estudantes através do contato com as diversas formas de expressão artística.

Em suma, o Projeto de Lei 5983/23 representa um avanço na valorização da arte dentro do contexto educacional, buscando garantir o acesso dos alunos a uma formação mais ampla e diversificada, que favoreça o desenvolvimento de habilidades criativas e culturais essenciais para sua trajetória acadêmica e profissional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo