Produção brasileira de petróleo e gás natural atinge 4,487 milhões de boe/d em janeiro, com destaque para região do pré-sal.

A produção de petróleo e gás natural no Brasil segue em destaque, com números significativos no início deste ano. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção total brasileira atingiu 4,487 milhões de barris de óleo equivalente por dia em janeiro. Desse total, 3,519 milhões de barris por dia foram de petróleo, representando uma queda de 1,8% em relação ao mês anterior, mas um aumento de 7,5% em comparação com janeiro de 2023.

No que diz respeito à produção de gás natural, o volume alcançado foi de 153,93 milhões de metros cúbicos por dia em janeiro, com uma redução de 1,7% em relação a dezembro, mas um aumento de 7,6% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Destaca-se ainda a produção na região do pré-sal, que contribuiu com 75,5% da produção total brasileira. Em janeiro, a produção de petróleo mais gás natural nessa região foi de 3,389 milhões de boe/d, sendo 2,670 milhões de bbl/d de petróleo e 114,32 milhões de m³/d de gás natural. A queima de gás natural também foi um ponto de destaque, com um aumento de 33,9% em relação ao mês anterior, devido ao comissionamento de novas plataformas, como a FPSO Sepetiba, no Campo de Mero.

Os campos marítimos foram responsáveis por 97,5% da produção de petróleo e 84% da produção de gás natural em janeiro, com destaque para o campo de Tupi, na Bacia de Santos, que registrou a maior produção de petróleo e gás no período. Além disso, a FPSO Guanabara se destacou como a instalação com maior produção de petróleo e gás natural, reforçando a importância da indústria petrolífera para a economia do país.

Com a perspectiva de novos investimentos e avanços tecnológicos, a produção de petróleo e gás natural no Brasil promete continuar em ascensão, contribuindo para o desenvolvimento econômico e energético do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo