Rússia declara ex-campeão de xadrez Gari Kasparov como “terrorista e extremista” em lista polêmica de pessoas perigosas.

O ex-campeão mundial de xadrez Gari Kasparov, conhecido por suas críticas ao presidente russo Vladimir Putin, foi incluído na lista de pessoas declaradas “terroristas e extremistas” pela Rússia. A decisão foi divulgada pelo serviço de vigilância financeira russo e causou polêmica. Kasparov, que atualmente vive nos Estados Unidos, reagiu à notícia afirmando que essa inclusão diz mais sobre o regime de Putin do que sobre ele mesmo.

Nascido em 1963 no Azerbaijão, Kasparov foi considerado um dos maiores jogadores de xadrez da história antes de se tornar um opositor ferrenho de Putin. Em 2013, ele deixou a Rússia temendo perseguições e desde então tem denunciado o governo russo e sua campanha militar na Ucrânia.

Além de ser declarado “agente estrangeiro” na Rússia, Kasparov também é famoso por seu duelo na década de 1980 contra outra lenda do xadrez soviético, Anatoly Karpov. Enquanto Kasparov se posiciona contra Putin e critica suas ações, Karpov foi eleito deputado pelo partido do presidente russo.

A inclusão de Kasparov na lista de “terroristas e extremistas” reflete a perseguição que opositores do regime de Putin sofrem na Rússia. A maioria dos outros opositores importantes do país está presa, enquanto Kasparov continua lutando pela liberdade e justiça.

Essa decisão do governo russo gera preocupação e demonstra a falta de tolerância com vozes discordantes. Kasparov, por sua vez, segue firme em sua luta contra as injustiças e abusos de poder, mostrando que a defesa da liberdade não pode ser considerada um ato extremista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo