PT inscreve pré-candidatura para vice de João Campos e movimenta cenário político no Recife.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitou o adiamento da reunião do Diretório Municipal do Recife, que iria debater a escolha do vice de João Campos (PSB) para as eleições municipais deste ano. No entanto, o Partido dos Trabalhadores decidiu inscrever a pré-candidatura do médico e ex-vereador do Recife, Mozart Sales, para a possível vaga de vice-prefeito da capital pernambucana.

A inscrição de Sales foi anunciada durante uma cerimônia na sede do PT, no Recife, onde a senadora Teresa Leitão destacou que a movimentação não tem a intenção de pressionar o prefeito João Campos, mas sim de defender os ideais e projeto do partido. Ela ressaltou que o PT pode contribuir significativamente para a chapa do candidato à reeleição pelo PSB, agregando valor e credenciais necessárias.

Além disso, a candidatura de Sales conta com o apoio da grande maioria do diretório municipal, com 83% dos votos favoráveis, o que, segundo Teresa Leitão, é suficiente para consolidar a indicação. Para o candidato, a parceria entre PT e PSB pode resgatar momentos importantes da história política de Pernambuco, com referências ao presidente Lula, ao ex-governador Eduardo Campos e ao ex-prefeito João Paulo.

Mozart Sales defendeu a replicação do cenário nacional com a aliança entre PT e PSB nas eleições de 2022, citando a candidatura do vice-presidente Geraldo Alckmin na chapa do presidente Lula. O Diretório Municipal encontra-se dividido entre Carlos Veras e Mozart Sales, e o desfecho dessa disputa ainda é incerto.

O ato de inscrição da candidatura de Carlos Veras também está previsto para acontecer na sede do PT, porém sem a mesma pompa do evento que marcou a candidatura de Mozart Sales. A expectativa é de que Veras se pronuncie por meio de nota após a oficialização de sua candidatura. A escolha do vice de João Campos promete ser um ponto de tensão na política do Recife nas próximas semanas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo