Onda de calor em São Paulo: Capital bate recorde de temperatura e promete final de semana ainda mais quente antes do outono.

São Paulo enfrenta um calor histórico neste mês de março. Com temperaturas que chegaram a 34,3°C na quinta-feira, 14, e sexta-feira, 15, a capital paulista bateu o recorde de temperatura máxima registrada para o mês. Esse foi o dia mais quente de março desde que as medições começaram, em 1943, superando os 34,3°C registrados em 2012. E a previsão é que o calor continue neste final de semana.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a empresa de meteorologia Climatempo, São Paulo terá um calor excepcional neste sábado, 16, e domingo, 17. Com temperaturas previstas para atingir até 35°C, a capital pode novamente quebrar recordes de calor. Essa é a última semana do verão, e a entrada do outono está marcada para a próxima quarta-feira, 20.

Além da capital, todo o Estado de São Paulo experimentará altas temperaturas. No centro, oeste e norte, os termômetros podem chegar aos 37° a 39°C, enquanto no restante do interior e no litoral as temperaturas variarão entre 33°C a 36°C. A Climatempo alerta que essas temperaturas estão muito acima da média para o mês de março.

A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE-SP) indica que, apesar da presença de nuvens e um leve aumento de temperatura ao anoitecer, São Paulo continuará quente. No final da tarde, a chegada da brisa marítima pode trazer chuvas isoladas, mas o calor intenso deve persistir no domingo.

Com esse cenário de calor intenso, a população é aconselhada a manter-se hidratada, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e tomar medidas de precaução para evitar problemas de saúde decorrentes das altas temperaturas. O verão pode estar chegando ao fim, mas São Paulo ainda terá alguns dias de calor intenso pela frente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo