Operação policial no reduto de gangue liderada pelo “Barbecue” deixa várias pessoas mortas perto de Porto Príncipe, Haiti.

Na última sexta-feira, a Polícia Nacional do Haiti realizou uma operação no reduto da gangue liderada por Jimmy Chérizier, conhecido como “Barbecue”, nos arredores de Porto Príncipe. Durante a operação, várias pessoas perderam a vida, segundo informações de um porta-voz do sindicato da polícia.

A ação, que teve como objetivo desbloquear uma via no distrito de Bas Delmas, contou com a participação de diversas unidades da Polícia Nacional. Além disso, a polícia também tentava recuperar o controle do principal terminal de Porto Príncipe no sábado de manhã, diante de um novo ataque de criminosos, que saquearam diversos contêineres, de acordo com uma fonte da Autoridade Portuária Nacional.

A situação em Porto Príncipe tem sido marcada por uma onda de violência causada por gangues criminosas nas últimas semanas. A Organização das Nações Unidas (ONU) descreveu a situação como “explosiva” na sexta-feira. Essa violência tem gerado grande preocupação entre os haitianos, que aguardam a criação de um conselho presidencial de transição, após a renúncia do controverso primeiro-ministro Ariel Henry.

As gangues, que controlam áreas significativas do Haiti, incluindo 80% da capital, são responsáveis por crimes como homicídios, roubos, estupros e extorsões por meio de sequestros. A situação de insegurança no país reflete a fragilidade das instituições haitianas e a falta de controle do Estado sobre alguns territórios.

Diante desse cenário preocupante, as autoridades e a população esperam que medidas eficazes sejam tomadas para combater a criminalidade e garantir a segurança da população haitiana. A ação da polícia no reduto da gangue liderada por “Barbecue” é apenas um exemplo das diversas operações que precisarão ser realizadas para enfrentar esse desafio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo