Rio de Janeiro registra sensação térmica recorde de 60,1ºC, alerta prefeitura: população deve se hidratar e evitar exposição solar prolongada

A cidade do Rio de Janeiro enfrentou um recorde de sensação térmica neste último sábado (16), atingindo a impressionante marca de 60,1ºC. O registro foi feito pela Estação Meteorológica de Guaratiba, localizada na zona oeste da capital fluminense, por volta das 10h20. Esse valor superou o recorde anterior, que era de 59,7ºC e também havia sido registrado na mesma estação, em 18 de novembro do ano passado.

A sensação térmica, medida que leva em conta não apenas a temperatura, mas também a umidade relativa do ar, reflete as condições climáticas extremas enfrentadas pela população carioca. A combinação de temperaturas elevadas e alta umidade gera um aumento significativo nessa percepção de calor, tornando o ambiente ainda mais desafiador.

Diante desse cenário, a prefeitura do Rio de Janeiro emitiu recomendações para a população, alertando sobre a importância de manter a hidratação e evitar a exposição prolongada ao sol. Essas medidas visam prevenir casos de desidratação e insolação, que podem ser agravados nessas condições climáticas adversas.

É fundamental que os moradores estejam atentos às orientações das autoridades locais e adotem precauções para enfrentar o calor intenso. Além disso, a sensibilização para ações de preservação ambiental e combate às mudanças climáticas se torna ainda mais urgente diante de eventos extremos como esse registrado na cidade.

A população do Rio de Janeiro deve se manter informada sobre as condições meteorológicas e agir de forma responsável para garantir a sua segurança e bem-estar em meio a esse período de calor intenso. A atenção e cuidado com a saúde são imprescindíveis para enfrentar esse desafio climático e minimizar os impactos negativos decorrentes das altas temperaturas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo