Onda de calor no Rio de Janeiro hoje pode superar recorde de 60,1ºC em Guaratiba, segundo Alerta Rio.

Neste domingo, a população do Rio de Janeiro enfrenta uma onda de calor intensa que promete bater recordes de sensação térmica. No sábado, em Guaratiba, a zona oeste da cidade, foi registrado um recorde de 60,1ºC, e a previsão é de que hoje a sensação térmica possa ser ainda mais alta. Segundo o Sistema Alerta Rio, essa onda de calor também atinge outros cinco estados do país e atingirá seu ápice no domingo.

Mas afinal, o que é sensação térmica? De acordo com o Alerta Rio, a sensação térmica é influenciada não apenas pela temperatura do ar, mas também pela umidade e pelo vento. Em momentos de temperaturas elevadas, o corpo humano busca equilibrar sua temperatura através do suor, sendo que a evaporação do suor ajuda a resfriar o corpo. No entanto, em ambientes de alta umidade, o suor evapora de forma menos eficiente, aumentando assim a sensação de calor.

No Rio de Janeiro, a umidade relativa do ar pode facilmente ultrapassar os 65%, o que contribui para intensificar a sensação de calor. Por conta disso, especialistas recomendam evitar a exposição prolongada ao sol, usar protetor solar e manter a hidratação adequada durante períodos de altas temperaturas.

Logo cedo, antes das 9h, a sensação térmica no bairro do Jardim Botânico, na zona sul, já alcançava 54,3ºC. Enquanto em Guaratiba e na Barra da Tijuca, na zona oeste, a sensação atingiu 53,2ºC e 51,0ºC, respectivamente, às 8h50. As maiores temperaturas registradas foram na Barra da Tijuca (34,9ºC), no Jardim Botânico (34,5ºC) e em Santa Cruz (34,3ºC).

Essa onda de calor é atribuída ao fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico, e ao aquecimento global causado pela ação humana. A previsão para o domingo é de céu claro a parcialmente nublado, sem chuva, e os termômetros devem variar de 22ºC a 42ºC. A sensação térmica, no entanto, tende a ser mais alta do que a temperatura indicada.

A Climatempo prevê que a onda de calor se estenda até quarta-feira, 20, no início do outono, e em algumas capitais pode haver uma queda brusca de temperatura. Portanto, é importante que a população permaneça atenta aos cuidados necessários para enfrentar essas condições climáticas extremas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo