Rio de Janeiro atinge nova marca histórica de sensação térmica com 62,3ºC em Guaratiba, segundo Alerta Rio

O município do Rio de Janeiro alcançou um novo recorde de sensação térmica nesta quinta-feira (17). Segundo o Sistema Alerta Rio, a estação de Guaratiba, localizada na zona oeste da cidade, registrou a impressionante marca de 62,3ºC às 9h55. Esta é considerada a maior sensação térmica desde o início das medições pelo Centro de Operações Rio (COR) em 2014, marcando o segundo dia consecutivo de recorde.

De acordo com o COR, a sensação térmica é calculada a partir dos dados de temperatura e umidade relativa do ar, com maior calor sentido quando esses valores estão elevados. A região de Guaratiba possui características geográficas que favorecem a ocorrência de altas temperaturas e umidades, especialmente durante as manhãs, devido à proximidade com o oceano e à influência de ventos quentes do quadrante norte.

A previsão para os próximos dias não traz alívio para os cariocas e visitantes. Para esta sexta-feira (18), espera-se mais um dia de intenso calor na capital fluminense, com temperaturas máximas em torno de 39°C e sensações térmicas ultrapassando os 50°C. Não há previsão de chuva e o céu permanecerá claro a parcialmente nublado.

Diante dessas condições extremas, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população se mantenha hidratada, evite atividades ao ar livre entre as 10h e as 16h, utilize protetor solar e vista roupas leves para se proteger do calor intenso.

Este registro da sensação térmica em Guaratiba entra para a lista das maiores da série histórica do Sistema Alerta Rio, com marcas que ultrapassam os 60ºC em diferentes horários. O calor intenso continua desafiando as condições climáticas na cidade e exigindo cuidados extras da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo