Venezuela solicita extradição de membro do Trem de Aragua detido na Espanha por crimes de terrorismo e tráfico de armas.

A Venezuela fez uma solicitação à Espanha para a extradição de um membro de uma facção criminosa conhecida como Trem de Aragua, que ganhou notoriedade por atuar não só no país sul-americano, mas também em outros países da América Latina e nos Estados Unidos. O Ministério Público venezuelano confirmou que o pedido de extradição foi feito após a detenção do criminoso na Espanha, no dia 14 de março, por uma difusão vermelha solicitada pelas autoridades venezuelanas.

O líder da facção criminosa, conhecido como “Niño Guerrero”, teve seu irmão, Gerso Isaac Guerrero Flores, detido na Espanha. O Ministério Público da Venezuela afirmou que o processo de extradição já está em andamento. Segundo informações da Polícia Nacional espanhola, Guerrero Flores é acusado de participação em crimes que vão desde terrorismo até associação criminosa, passando por tráfico de seres humanos, armas, extorsão, lavagem de dinheiro, entre outros.

O líder da facção, “Niño Guerrero”, é um dos 21 criminosos venezuelanos com difusão vermelha na Interpol. O governo venezuelano chegou a oferecer uma recompensa de US$ 250.000 por informações que levem à captura de Guerrero, que é acusado de diversos crimes, incluindo homicídio, sequestro e terrorismo.

As autoridades venezuelanas destacaram que a facção criminosa Trem de Aragua foi desarticulada após uma intervenção no presídio de Tocorón, no estado de Aragua, onde os criminosos gerenciavam a organização de dentro da prisão. Desde o início das investigações, em 2019, 44 membros da facção foram detidos e outros 102 têm mandados de prisão em aberto.

O procurador-geral Tarek William Saab ressaltou que a luta contra o Trem de Aragua e outras facções criminosas tem sido intensa nos últimos anos, resultando em diversas detenções e condenações. Ele destacou ainda que 10 facções criminosas foram desmanteladas ou sofreram golpes significativos, resultando em mais prisões e condenações. A Venezuela está empenhada em combater o crime organizado e garantir a segurança do país e da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo