Alerta de Temporal: Rio de Janeiro enfrenta previsão de chuvas fortes e intensas a partir de hoje, com acumulado superior a 200 mm.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) emitiu um alerta preocupante para os moradores do estado. De acordo com o órgão, a previsão é de chuvas fortes para esta quinta-feira (21) e a possibilidade de temporais atingirem o nível “muito forte” na sexta-feira (22).

Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 200 milímetros em apenas 24 horas, o que representa um volume significativo e capaz de causar grandes transtornos, como problemas de mobilidade, quedas de energia, enchentes e deslizamentos. A intensidade da chuva é tão alta que cada milímetro equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área, o que significa 200 litros de água caindo em cada quadrado em apenas um dia.

A causa desse fenômeno é a chegada de uma frente fria que deve intensificar os índices pluviométricos nas próximas horas, podendo alcançar quase 50 milímetros por hora, e ultrapassando os 50 mm/h na madrugada de sexta-feira. Além da chuva intensa, o temporal será acompanhado por raios e rajadas de ventos moderados a fortes.

Diante dessa situação de alerta, o governo do estado anunciou o reforço do efetivo de militares do Corpo de Bombeiros nas regiões mais vulneráveis a desastres naturais, como Serrana, Sul, Norte/Noroeste e Baixada Fluminense. Os comandantes e tropas ficarão em prontidão para responder rapidamente a possíveis ocorrências.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de perigo que se estende até o domingo (24), com previsão de chuva superior a 60 mm/h, ventos acima de 100 km/h e orientações para segurança da população.

O serviço municipal de meteorologia da capital, Alerta Rio, prevê um risco muito alto de temporal atingir a cidade do Rio de Janeiro a partir das 18h de hoje (21) até o meio-dia de domingo (24), com chuva forte, rajadas de vento e acumulado de mais de 200 milímetros em 24 horas. A população deve ficar atenta e seguir as orientações dos órgãos competentes para garantir a segurança de todos diante desse cenário de alerta para desastre natural.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo