Sudeste do Brasil é atingido por temporal e registra seis mortes, sendo três em Petrópolis, RJ, em situação crítica

Um forte temporal atingiu o sudeste do Brasil nesta sexta-feira (22), resultando na morte de pelo menos seis pessoas, com foco na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Três vítimas faleceram por uma penetração de terra em Petrópolis, que fica a aproximadamente 70 quilômetros da capital do estado do Rio, de acordo com informações dos Bombeiros e da Defesa Civil.

O governador Cláudio Castro (PL-RJ) classificou a situação como “crítica” em Petrópolis, devido às chuvas intensas e ao transbordamento do rio Quitandinha. Mais de 270 milímetros de chuva caíram nas últimas 24 horas no município, causando a mobilização de equipes de resgate e do Exército, em um reforço determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Diante da situação de emergência, as escolas públicas foram habilitadas como refúgio para a população. Tanto o governo do estado do Rio de Janeiro quanto a prefeitura da cidade decretaram ponto facultativo administrativo e recomendaram evitar deslocamentos.

Além das vítimas em Petrópolis, um homem foi atingido por um raio em Arraial do Cabo, enquanto duas crianças, de 3 e 9 anos, morreram em incidentes separados no litoral de São Paulo, devido à queda de um telhado e de um muro.

A chegada de uma frente fria, após uma onda de calor na região, provocou estragos, com um prognóstico de 200 mm de chuva por dia até domingo. Os alertas continuarão até o próximo domingo e a população está sendo orientada a manter-se em segurança. Essa situação de temporal intenso e graves consequências reforça a importância de medidas preventivas e de precaução diante de eventos climáticos extremos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo