Temporais no Sudeste: Municípios em Emergência Podem Antecipar Bolsa Família e Receber Ajuda do Governo para Combater os Estragos

Os municípios da região Sudeste que foram atingidos pelos temporais que ocorreram na sexta-feira (22) e que ainda estão previstos para o domingo (24) poderão solicitar a antecipação do pagamento do programa Bolsa Família, visando garantir a transferência de renda de forma mais ágil para as famílias afetadas. A decisão foi anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) durante uma reunião com representantes de 90 cidades em situação de risco em face dos efeitos das chuvas.

Além da antecipação do Bolsa Família, outra medida apresentada foi a possibilidade de entrega de cestas básicas para as famílias afetadas, garantindo não apenas o auxílio financeiro, mas também a segurança alimentar durante o período de emergência. As áreas mais afetadas, classificadas como de “grande perigo”, incluem o litoral norte de São Paulo, região serrana, norte e entorno da capital do Rio de Janeiro, Zona da Mata e sul de Minas Gerais e região sul do Espírito Santo.

No Rio de Janeiro, sete pessoas já perderam a vida devido às fortes chuvas, enquanto no Espírito Santo, 1,2 mil pessoas estão desalojadas, conforme boletim da Defesa Civil Estadual. Mais de 250 representantes dos quatro estados afetados e de diferentes secretarias nacionais participaram da reunião para alinhar as ações de resposta.

Além do auxílio do Bolsa Família, o Ministério da Saúde também está atuando, disponibilizando kits de medicamentos e técnicos para apoio aos sistemas de saúde dos municípios em estado de emergência ou calamidade pública. Cada kit contém 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, suficientes para atender 1,5 mil pessoas por um mês.

A Defesa Civil nacional também está mobilizada, com integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) sendo enviados ao Rio de Janeiro para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, oferecendo apoio das equipes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo