Projeto de Lei para prevenir tragédias em mineração é analisado pela Câmara dos Deputados após rompimentos de barragens da Vale

No dia 26 de março de 2024, o Senado aprovou o Projeto de Lei 1303/19, que determina que as atividades mineradoras tenham um projeto de gerenciamento de risco de acidentes ambientais. Esta medida visa evitar tragédias como os rompimentos das barragens da Vale em Mariana (MG) e Brumadinho (MG). O texto agora está sendo analisado pela Câmara dos Deputados, e pretende modificar o Código de Minas.

Segundo a proposta, as mineradoras serão obrigadas a apresentar este documento juntamente com o Relatório Anual de Lavra. A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), autora do projeto, ressaltou a importância de mecanismos preventivos de acidentes, especialmente após os eventos trágicos que resultaram em perdas humanas e prejuízos materiais e ambientais incalculáveis.

A iniciativa ainda precisa passar por outras etapas antes de se tornar lei. O projeto está tramitando em caráter conclusivo e passará pela análise das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Minas e Energia, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Este processo visa garantir que a proposta seja debatida de forma criteriosa e que todos os aspectos sejam considerados antes de sua aprovação final.

A preocupação com a segurança nas atividades mineradoras é cada vez mais relevante diante dos desastres que ocorreram no passado. Com a implementação desse projeto de lei, espera-se que sejam adotadas medidas preventivas eficazes, que possam proteger vidas, o meio ambiente e evitar danos socioeconômicos significativos. A sociedade e o meio político aguardam com expectativa as próximas etapas desse importante processo legislativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo