Sessão solene na Câmara dos Deputados homenageia Marielle Franco e Anderson Gomes, com cobranças por justiça e investigação aprofundada

No dia 26 de março de 2024, uma sessão solene realizada na Câmara dos Deputados homenageou a vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, assassinados há seis anos no Rio de Janeiro. Durante o evento, foi destacado o avanço das investigações, com a prisão dos suspeitos de serem os mandantes dos crimes, mas ressaltou-se a importância de manter a mobilização para garantir a condenação dos responsáveis.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) enfatizou a necessidade de uma justiça completa, enquanto a viúva de Anderson, Agatha Amaus, expressou a esperança por uma justiça forte. Já a deputada Gleisi Hoffmann pediu uma “investigação da investigação” para compreender os motivos que levaram seis anos para chegar aos mandantes do crime.

No último domingo, três pessoas foram presas pela Polícia Federal acusadas de serem os mandantes do assassinato: o deputado federal Chiquinho Brazão (RJ), o irmão de Chiquinho e conselheiro do TCE-RJ, Domingos Brazão, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, todos negando envolvimento no crime. A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) destacou a relação entre o Estado brasileiro e o crime organizado, pedindo que o Estado enfrente as milícias.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participou da homenagem, afirmando que o assassinato de Marielle e Anderson marcou um processo de degradação institucional no Brasil. A sobrevivente do atentado, jornalista Fernanda Chaves, criticou a demora na resolução do caso e cobrou a condenação dos responsáveis.

Além disso, diversos parlamentares marcaram presença na sessão, incluindo líderes de bancadas como Erika Hilton (Psol-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Tarcísio Motta (Psol-RJ), Luiza Erundina (Psol-SP) e Maria do Rosário (PT-RS). A cobrança por justiça e a necessidade de enfrentar as milícias foram temas recorrentes durante o evento, que contou com a participação de diversas figuras políticas e ativistas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo