Violência e context político hostil prejudicam implementação de acordo histórico entre governo e Farc na Colômbia, diz ONU

A implementação do acordo histórico entre o governo da Colômbia e as Farc, assinado em 2016, tem enfrentado diversos obstáculos, de acordo com um relatório divulgado pela ONU nesta terça-feira (26). Segundo a especialista internacional do Alto Comissariado das Nações Unidas, Antonia Urrejola, o contexto político hostil e os ataques ao tribunal de paz têm prejudicado a aplicação efetiva do acordo.

Os primeiros anos após a assinatura do acordo de paz foram considerados cruciais, mas, de acordo com Antonia Urrejola, o contexto político desfavorável teve impacto na implementação desigual e nos ataques ao sistema de justiça transicional. O ex-presidente Iván Duque, crítico do processo, tem apontado a impunidade envolvendo os rebeldes como um dos principais problemas do acordo.

O relatório da ONU também destaca a violência como um obstáculo à implementação do acordo, especialmente nas regiões mais afetadas pelos mais de meio século de conflito armado no país. No entanto, apesar dos desafios, 80% dos signatários continuam comprometidos com o processo de reintegração à sociedade, mesmo diante dos obstáculos e riscos para suas vidas.

A pouca vontade política na época da assinatura do acordo e os repetidos comentários das autoridades do Estado contra a legitimidade e o bom funcionamento dos mecanismos de justiça foram denunciados no relatório da ONU. Esses aspectos têm contribuído para dificultar a implementação efetiva do acordo de paz na Colômbia.

Diante desse cenário, é fundamental que o governo colombiano e a comunidade internacional redobrem seus esforços para superar os desafios e garantir que o acordo histórico entre o governo e as Farc possa ser implementado de forma eficaz, contribuindo para a consolidação da paz e a reconciliação no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo