Pesquisadora da Fiocruz celebra 10 anos de vigilância de zoonoses com plataforma de “vigilância cidadã” que previne surtos de doenças.

A bióloga e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcia Chame, e seu grupo estão celebrando 10 anos de criação do Centro de Informação em Saúde Silvestre e da plataforma de vigilância cidadã SISS-Geo, que tem se destacado na detecção precoce de áreas com risco de febre amarela. Antes mesmo da pandemia de Covid-19, Chame e sua equipe já se dedicavam a identificar infecções associadas a animais, conhecidas como zoonoses.

Em uma entrevista exclusiva, Chame ressaltou a importância do conceito de saúde única, que enfatiza a conexão entre o bem-estar humano e animal. Ela alertou para o perigo resultante da relação conflituosa do ser humano com a natureza, destacando que também transmitimos doenças aos animais. A pesquisadora enfatizou a necessidade de transformar nossas cidades para enfrentar ameaças como a gripe aviária, a raiva e a dengue.

Chame destacou a importância da plataforma SISS-Geo na vigilância de zoonoses, permitindo que qualquer pessoa possa colaborar por meio do aplicativo. O sistema, com mais de 13 mil colaboradores, tem sido fundamental na identificação de possíveis surtos de doenças transmitidas por animais. A pesquisadora mencionou exemplos de como a plataforma pode detectar sinais de alerta em animais, como macacos com febre amarela, que ajudam a prevenir surtos em humanos.

Além disso, Chame ressaltou a necessidade de repensar a relação entre seres humanos e animais, destacando a importância da educação ambiental e de pequenas ações que podem fazer a diferença. Ela também falou sobre os planos futuros do grupo, incluindo a expansão dos trabalhos para cobrir a região da Amazônia e o Pantanal.

Em resumo, a pesquisa de Marcia Chame e sua equipe tem sido fundamental na identificação precoce de zoonoses e na promoção da saúde única, destacando a importância da relação entre seres humanos, animais e ambiente para o bem-estar de todos. A plataforma SISS-Geo tem se mostrado um exemplo de vigilância cidadã eficaz e colaborativa no combate a doenças transmitidas por animais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo