Mega Eclipse Total Atrai Milhões de Observadores da Natureza pelo México, EUA e Canadá, Desvendando Segredos da Natureza

Nesta segunda-feira (8), um eclipse total será visível em uma ampla faixa que se estende do México ao Canadá, passando pelos Estados Unidos. Este fenômeno celeste está atraindo a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo, que enxergam nele não apenas um espetáculo incrível, mas também uma oportunidade valiosa em diversas áreas.

Para os cientistas, esse eclipse oferece uma janela de quatro minutos para coletar dados e desvendar certos segredos da natureza. Pesquisadores estarão atentos ao comportamento dos animais durante o fenômeno, observando como espécies como gorilas, girafas e tartarugas reagem à súbita escuridão. Em eventos anteriores, como o eclipse de 2017, tartarugas começaram a se acasalar de forma repentina, gorilas se prepararam para dormir e flamingos se uniram em busca de proteção.

O professor Adam Hartstone-Rose, da Universidade Estadual da Carolina do Norte, afirmou que durante um eclipse anterior, os flamingos tiveram uma reação especialmente interessante ao olhar para o céu como se estivessem preocupados com a chegada de um predador dos céus. A equipe do professor planeja publicar os resultados dessa observação logo após o eclipse.

Além do comportamento animal, os cientistas esperam coletar dados e imagens da coroa do Sol, uma parte que tem sido alvo de estudo por séculos. Diversos projetos estão mobilizando amadores e astrônomos profissionais para observar e filmar essa parte do Sol durante o eclipse total.

A NASA, por sua vez, lançará foguetes de sondagem na estratosfera para medir os efeitos da escuridão do eclipse e estudar a ionosfera terrestre. Aviões equipados com câmeras e instrumentos científicos seguirão a trajetória do eclipse para estudar a ionosfera e coroa solar. Esse investimento da NASA promete trazer valiosas informações sobre o impacto do eclipse na atmosfera terrestre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo