Julgamento de ex-presidente americano por suborno envolvendo ex-atriz pornô e advogado é marcado por tensões políticas e pessoais.

O julgamento de Donald Trump: conheça os protagonistas

Nesta segunda-feira, teve início um dos julgamentos mais aguardados dos últimos tempos nos Estados Unidos. O ex-presidente americano, Donald Trump, é o primeiro ex-ocupante da Casa Branca a enfrentar acusações criminais. O republicano, que pretende concorrer novamente à presidência nas eleições de 2025, classificou a denúncia contra ele como um “ataque aos EUA” e uma “perseguição política”.

Donald Trump, aos 77 anos, é acusado de falsificar documentos comerciais da sua empresa, a Organização Trump, para encobrir o pagamento feito para comprar o silêncio de Stormy Daniels, uma ex-atriz pornô com quem teria tido um caso extraconjugal. O suborno teria ocorrido em 2016, visando evitar danos à sua imagem nas eleições contra Hillary Clinton.

A ex-atriz pornô, que se tornou um ícone feminista para alguns e odiada por apoiadores de Trump, deverá testemunhar no julgamento. Outro personagem-chave é Michael Cohen, ex-advogado pessoal do ex-presidente, conhecido como “pitbull” de Trump. Cohen afirmou ter realizado o pagamento a Stormy Daniels com o intuito de silenciá-la a pedido de Trump.

O promotor Alvin Bragg, eleito pela chapa democrata, será responsável por conduzir o processo contra Trump. Ele foi inicialmente criticado por supostamente desejar arquivar o caso, mas tornou-se o primeiro promotor a acusar um ex-presidente dos EUA. O juiz colombiano Juan Merchan, de reputação firme e gentil, será responsável por conduzir o processo e manter a ordem durante as audiências.

Os advogados de Trump, Susan Necheles e Todd Blanche, especialistas em crimes de colarinho branco, deverão liderar a defesa do ex-presidente. O desfecho do julgamento determinará se Trump é culpado e, caso seja condenado, caberá ao juiz fixar a pena para os crimes dos quais é acusado. O mundo aguarda ansiosamente pelo desfecho desse julgamento histórico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo