Congresso Nacional recebe projeções em defesa da extensão rural: Deputado Joseildo Ramos lidera a iniciativa com demandas importantes.

Nesta terça-feira (16), o Congresso Nacional ganha destaque com projeções em sua fachada sobre a Campanha Nacional pela Valorização da Extensão Rural Pública e Governamental. Das 19 às 21 horas, frases serão exibidas com o intuito de sensibilizar a sociedade para a importância desse serviço e para denunciar o seu processo de desmantelamento no país.

A iniciativa partiu do deputado Joseildo Ramos (PT-BA) e busca atender a algumas demandas fundamentais dos profissionais da área, como a ampliação dos investimentos, a valorização salarial, a criação de um sistema nacional e de um fundo específico de financiamento da extensão rural, além da prioridade para práticas como a agroecologia, produção orgânica, extrativismo sustentável e tecnologias sociais. Também é destacada a necessidade de realização de concursos públicos para renovação e recomposição do quadro de pessoal.

A extensão rural no Brasil teve origem em 1948 e visa a conectar o conhecimento científico produzido em universidades e centros de pesquisa com os pequenos e médios agricultores, em especial aqueles ligados à agricultura familiar. Com um papel fundamental na difusão de tecnologias e práticas sustentáveis, os extensionistas desempenham um papel relevante no fortalecimento do setor agrícola do país.

O evento conta com o apoio da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados, e ressalta a importância de se valorizar e fortalecer a extensão rural como meio de promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social no meio rural. A iniciativa visa a sensibilizar a sociedade e as autoridades sobre a relevância desse serviço para a construção de um país mais justo e equitativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo