Pernambuco reduz 40% dos casos de feminicídio e marca mês da mulher com Operação Átria de combate à violência de gênero

No último mês de março, Pernambuco comemorou uma redução de 40% nos casos de feminicídio em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da SDS, foram registrados apenas 6 casos em março de 2024, enquanto em março do ano anterior foram contabilizados 10 casos. Essa diminuição significativa pode ser atribuída às ações da Secretaria de Defesa Social (SDS), em parceria com a Secretaria da Mulher, que têm investido em campanhas de conscientização e em medidas preventivas para combater esse tipo de crime.

No mês de março, a SDS realizou a Operação Átria, que teve como objetivo principal combater a violência contra a mulher em todas as regiões de Pernambuco. As Forças de Segurança Pública do estado, Polícia Militar e Civil, se uniram para intensificar o enfrentamento ao feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres. Durante a operação, mais de 20 mil pessoas foram alcançadas, resultando em 198 prisões, 8 apreensões de menores e 160 medidas cautelares para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a SDS criou a Missão Acolhimento, em parceria com a Secretaria da Mulher, para oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor às vítimas de violência de gênero. A missão percorreu diversas cidades de Pernambuco, capacitando policiais e levando informação e apoio às mulheres em situação de risco.

No mesmo período, Pernambuco também apresentou uma redução de 19% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), marcando o melhor mês de março dos últimos 10 anos. A Capital teve a maior redução, seguida pela Região Metropolitana e Zona da Mata. Já em relação às Mortes Violentas Intencionais (MVIs), houve um aumento de 6,9%, mas a Zona da Mata registrou uma queda de 36,5%.

Outros dados positivos incluem a redução de quase 19% nos roubos e furtos de veículos, além da diminuição de 7,9% nos casos de roubo de celulares. Ainda, os bombeiros militares estão passando por treinamentos para atuar em operações de resgate durante o período chuvoso, visando aprimorar suas habilidades e garantir uma melhor resposta em situações de emergência. A Defesa Civil também está oferecendo cursos e orientações de prevenção de desastres e de cuidados em situações de risco para a população pernambucana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo