Sabatina na CRE avalia indicação de diplomatas para embaixadas na África e Europa; Senado decidirá aprovação dos futuros representantes.

Na manhã desta quinta-feira (25), está marcada a sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE) de três diplomatas indicados como futuros embaixadores em diversos países. Os nomes em questão são Carlos José Areias Moreno Garcete, Mariana Gonçalves Madeira e Leonardo Luís Gorgulho Nogueira Fernandes, que foram indicados para representar o Brasil na Nigéria, Gana, Serra Leoa, Libéria, Dinamarca e Lituânia.

Carlos José Areias Moreno Garcete, indicado como futuro embaixador na Nigéria, possui uma longa trajetória diplomática, iniciando como terceiro-secretário em 1995 e alcançando o cargo de ministro de segunda classe em 2018. As relações entre Brasil e Nigéria datam de 1961 e são de grande importância, especialmente no que diz respeito à segurança do Golfo da Guiné. As Marinhas dos dois países têm uma cooperação estreita na Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), e em 2023, o comércio bilateral superou U$1,7 bilhão, com destaque para as exportações brasileiras de açúcares, melaços, álcool e produtos da indústria de transformação.

Já Mariana Gonçalves Madeira foi indicada para assumir a embaixada brasileira em Gana, além de representar o Brasil em Serra Leoa e Libéria. Com formação em Relações Internacionais e Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), ela se destaca por seu perfil qualificado para lidar com desafios diplomáticos em regiões historicamente instáveis, como Serra Leoa e Libéria.

Leonardo Luís Gorgulho Nogueira Fernandes, por sua vez, é o indicado para as embaixadas no Dinamarca e Lituânia. Com formação em Direito, ele traz consigo uma bagagem acadêmica importante para representar o Brasil nesses países, com destaque para as relações comerciais que vêm sendo fortalecidas nos últimos anos.

Essas indicações serão submetidas à sabatina na CRE e, caso aprovadas, ainda precisarão passar pela confirmação do plenário do Senado. A representação brasileira no exterior é de extrema importância para o fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais do país com as nações ao redor do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo