Beneficiários do INSS começam a receber 13º salário antecipado hoje para quem recebe até um salário mínimo.

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão começando a receber a primeira parcela antecipada do tão esperado 13º salário a partir desta quarta-feira, dia 24. Neste primeiro momento, o pagamento será direcionado para aqueles que recebem até um salário mínimo. Já para aqueles que têm ganhos acima desse valor, os pagamentos terão início no dia 2 de maio.

A sequência de pagamento seguirá a ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do segurado, sendo os primeiros a receber aqueles com NIS terminando em 1.

Em situações normais, a primeira parcela do abono anual é paga em agosto de cada ano. No entanto, o governo federal decidiu antecipar o pagamento neste ano. De acordo com os cálculos do instituto, a primeira parcela do 13º beneficiará cerca de 33,6 milhões de pessoas, injetando aproximadamente R$ 33,68 bilhões na economia.

Essa primeira parcela corresponderá a 50% do valor total do abono devido no mês de abril, sem o desconto do Imposto de Renda. Já a segunda parcela, que poderá ter a dedução do IR dependendo do valor recebido, está prevista para ser paga entre o final de maio e o início de junho, sendo cada parcela paga junto com o benefício de cada mês.

Além dos aposentados e pensionistas, pessoas que receberam benefícios ao longo deste ano, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão, terão direito ao 13º. No caso desses dois últimos benefícios, o valor a ser recebido será proporcional ao tempo de recebimento. Mulheres em licença-maternidade também terão direito ao 13º proporcional, sendo pago junto com a última parcela.

Por outro lado, idosos e pessoas com deficiência atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) não terão direito ao abono nesta ocasião. Para aqueles que desejam consultar o 13º do INSS, é possível fazê-lo através do site ou do aplicativo Meu INSS.

Em resumo, a antecipação do 13º salário dos beneficiários do INSS é uma medida positiva que visa beneficiar milhões de pessoas e movimentar a economia do país, principalmente em um momento desafiador como o atual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo