Docentes da UFRPE aprovam adesão à greve nacional dos servidores públicos federais em assembleia com 188 votos favoráveis.

Os docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) aprovaram, em Assembleia realizada no auditório da Associação dos Docentes, a adesão à greve nacional dos servidores públicos federais. A decisão foi tomada com 188 votos favoráveis, 16 contrários e 3 abstenções, estando a paralisação programada para começar na próxima segunda-feira, dia 29 de abril.

A deliberação veio após votações realizadas em duas etapas, sendo a primeira na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, onde 47 docentes votaram a favor da greve, 6 contrários e 2 abstenções. A segunda etapa ocorreu na sede da Aduferpe, em Dois Irmãos, com 141 votos favoráveis, 10 contrários e 1 abstenção. Mais de 500 pessoas, entre estudantes, técnicos e docentes, estiveram presentes, mas apenas os docentes tiveram direito a voto.

A principal reivindicação da categoria é um reajuste salarial de 22,7% para compensar as perdas inflacionárias dos últimos anos, com a proposta de aumento dividida em três parcelas iguais de 7,06% a partir de 2024 até 2026. Em contrapartida, o governo ofereceu um reajuste de 9% para 2025 e 3,5% para 2026, sem ceder a um aumento para este ano.

A categoria agora dará encaminhamento à documentação para formalização do movimento à Reitoria, dentro do prazo legal de 72 horas. A greve dos docentes da UFRPE representa mais um capítulo nas mobilizações dos servidores públicos federais em busca de melhorias salariais e condições de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo