Desde o trágico incidente que ocorreu em março, o cargueiro Dalí ainda permanece sob os destroços da ponte Francis Scott Key em Baltimore, causando um bloqueio parcial no transporte marítimo em um dos portos mais movimentados do país. Uma medida emergencial foi adotada para viabilizar a saída de navios ancorados no porto, com a abertura de um canal temporário para a retomada das operações.
Os empresários Karen e Charles Austin, proprietários da empresa American Publishing, alegam que o acidente resultou em uma significativa perda de receitas em seu negócio. Eles estão processando a Grace Ocean, empresa proprietária do Dalí, e a Synergy Marine, administradora da embarcação. A ação coletiva visa a representação não só do casal, mas de outras empresas e indivíduos afetados pelo ocorrido.
Os demandantes acusam as empresas responsáveis pelo navio de negligência criminosa e afirmam que a embarcação não estava em condições adequadas para navegar. Eles destacam que antes do desastre, a American Publishing estava prosperando, mas registrou uma queda abrupta de 84% nas receitas comparando abril deste ano com o mesmo período de 2023.
Além dos prejuízos financeiros, a tragédia da ponte também resultou no desaparecimento de seis trabalhadores latino-americanos que estavam realizando obras na estrada quando o navio colidiu com a estrutura. Até o momento, quatro corpos foram encontrados, enquanto dois permanecem desaparecidos. A ação judicial segue em andamento, buscando responsabilizar as empresas envolvidas e buscar compensações para os afetados pelo acidente.