Projeto de Lei propõe criação de serviço para localizar pessoas idosas desaparecidas integrado ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados prevê a criação de um serviço público para identificação e localização de pessoas idosas desaparecidas, integrado ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Segundo a proposta, que também altera o Estatuto da Pessoa Idosa, a autoridade policial deverá repassar as informações às entidades de assistência social, hospitais e instituições voltadas para o atendimento de idosos.

De acordo com a autora do projeto, deputada Silvye Alves, a saída de idosos para realizar alguma atividade e a não volta para casa tem sido motivo de desespero para as famílias. O desaparecimento das pessoas idosas, muitas vezes, está relacionado à desorientação causada por doenças ou lapsos de memória, por isso é fundamental que hospitais e centros de assistência sejam informados sobre esses casos.

Dados mostram que cerca de 200 mil pessoas estão desaparecidas no país, e aproximadamente 6,6% desse total são idosos. É importante ressaltar que a busca por pessoas desaparecidas é uma questão urgente e que merece toda a atenção das autoridades. A criação de um serviço público específico para atender aos casos de pessoas idosas desaparecidas pode ser um passo importante para solucionar essas ocorrências.

O projeto de lei está em tramitação na Câmara dos Deputados e será analisado por várias comissões, como a de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e a de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado, o serviço público de identificação e localização de pessoas idosas desaparecidas será implementado e poderá trazer mais segurança e tranquilidade para as famílias que vivem com essa angústia diária de não saber o paradeiro de seus entes queridos.

A questão dos desaparecimentos é um problema grave que afeta a sociedade como um todo e merece a atenção de todos os setores. É fundamental investir em políticas públicas que possam auxiliar na prevenção e na localização dessas pessoas, principalmente quando se trata de idosos, que muitas vezes estão mais vulneráveis e dependentes de cuidados.

É importante destacar que a criação desse serviço público não é a solução definitiva para o problema, mas pode ser um importante instrumento para auxiliar na localização das pessoas idosas desaparecidas. A união de esforços entre a sociedade civil, as instituições e o poder público é fundamental para enfrentar essa questão e garantir que nenhuma pessoa fique invisível aos olhos da sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo