Comissão de Minas e Energia da Câmara cancela audiência sobre renovação de contrato de fornecimento de energia da Karpowership no Brasil

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados cancelou a audiência pública que estava marcada para esta quarta-feira (20) para discutir a renovação do contrato de fornecimento de energia da empresa Karpowership no Brasil. O deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) solicitou o cancelamento e, até o momento, não há uma nova data agendada para a realização da reunião.

As usinas da empresa turca Karpowership possuem capacidade para gerar 560 Megawatts (MW) de energia elétrica a partir da queima de gás natural e operam na Baía de Sepetiba, no Grande Rio, desde outubro do ano passado. No entanto, enfrentam ações judiciais que têm gerado incertezas em relação ao seu funcionamento.

A autorização para o funcionamento das usinas foi concedida em um leilão de energia realizado em 2021, e a outorga foi oficializada em agosto do ano passado. Porém, em fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu a autorização devido a atrasos no cronograma de operação. Apesar disso, as usinas permanecem em funcionamento devido a uma decisão judicial.

A situação da Karpowership no Brasil tem gerado debates e polêmicas, com diferentes opiniões sobre a viabilidade e legalidade do seu funcionamento. Por esse motivo, a audiência pública cancelada seria uma oportunidade para discutir a renovação do contrato de fornecimento de energia e os desdobramentos legais e regulatórios envolvendo a empresa turca.

Com a ausência de uma nova data para a realização da audiência, a questão da Karpowership no Brasil continua sem uma definição concreta. A decisão sobre o futuro das usinas flutuantes na Baía de Sepetiba permanece em aberto, com repercussões importantes para o setor de energia e para o abastecimento elétrico no país.

Acompanharemos de perto os desdobramentos desse tema e qualquer nova informação relevante será divulgada aqui no ND.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo