“Concurso Nacional Unificado oferece quase 20 mil vagas para cadastro reserva em órgãos federais”

Quase 20 mil pessoas podem ser consideradas aprovadas no Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como o “Enem dos Concursos”. Isso se deve ao fato de que os editais preveem a formação do cadastro reserva com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis.

Os concursos públicos, em geral, formam esse cadastro, além das vagas para preenchimento imediato. No caso do CNU, estão sendo oferecidas 6.640 vagas em 21 órgãos federais.

O concurso tem duração de um ano, com a possibilidade de ser prorrogado por mais um ano. Isso significa que as pessoas aprovadas na lista de espera podem ser chamadas, dentro desse período, para ocupar a vaga de alguém que tenha desistido ou que não tenha sido aprovado em fases posteriores do processo seletivo. A homologação do resultado está prevista para 30 de julho.

Além disso, quem ficar no cadastro reserva também pode ser convocado em caso de autorização de novas vagas para o órgão ou de aposentadoria de pessoal. Outra situação prevista no CNU é a convocação para vagas temporárias. Nesse caso, o candidato volta para a lista de espera por um cargo efetivo quando terminar o serviço por tempo determinado.

Com esse formato inédito de concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, o cadastro reserva também tem outro diferencial. A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, explicou que o banco de candidatos será formado por todos que não tenham sido aprovados em sua primeira opção de cargo, conforme ordem de preferência indicada na inscrição.

Para ficar no cadastro reserva, é preciso alcançar a pontuação mínima exigida nas provas para cada cargo a que o candidato concorre, de acordo com o cálculo das notas descritas no edital.

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado terminam nesta sexta-feira (9), com taxa de R$ 60 para os cargos de nível médio e R$ 90 para os de nível superior. Para fazer a inscrição, é preciso ter uma conta gov.br, que pode ser feita por qualquer pessoa com CPF pelo aplicativo ou pelo site gov.br.

Todas as provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em dois turnos. As informações sobre o concurso podem ser conferidas no portal gov.br/concursonacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo