Alagamentos sem chuva: Boa Viagem e Ilha do Leite sofrem com maré alta em Recife nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (11), os bairros de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e Ilha do Leite, região central da capital pernambucana, foram palco de alagamentos inesperados. Normalmente, após um período chuvoso, era comum ver áreas alagadas na cidade, porém, desta vez, as áreas inundadas surgiram sem a ocorrência de chuvas.

Segundo a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), responsável pelos serviços de drenagem, a expectativa é que as áreas atingidas voltem ao normal com a redução da maré. Nesta segunda-feira, a maré atingiu a marca de 2.7 metros às 17h, influenciando diretamente nos alagamentos.

Os locais afetados foram identificados no cruzamento da rua Faustino Porto com a rua Francisco da Cunha, em Boa Viagem, e na Praça Miguel de Cervantes e na rua José de Alencar, na Ilha do Leite. A Prefeitura do Recife vem adotando diversas medidas desde 2021 para minimizar problemas de escoamento na cidade, porém, a questão da maré alta só será resolvida com a baixa prevista para as 23h12.

De acordo com a Emlurb, muitas áreas da cidade foram construídas em aterros, ficando abaixo do nível do mar e sofrendo com a influência das marés, o que acaba ocasionando alagamentos mesmo sem a presença de chuvas. A autarquia ressaltou que, com a redução da maré, a situação tende a se normalizar.

A Prefeitura do Recife, por meio de ações de drenagem urbana, vem buscando melhorar o convívio com as águas na cidade. Intervenções, como obras de intervenção em pontos estratégicos e a limpeza dos canais, são realizadas com frequência para minimizar o impacto dos alagamentos. No entanto, a questão da maré alta ainda representa um desafio a ser superado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo