Projeto de Lei proposto por deputado José Guimarães busca aprimorar regime jurídico da Embratur e dispensar licitação para ações turísticas no exterior.

Na data de 12/03/2024, o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, apresentou o Projeto de Lei 545/24, que visa aprimorar o regime jurídico da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Este projeto, que reproduz o conteúdo da Medida Provisória 1207/24, recentemente editada, propõe alterações nas leis 14.002/20 e 11.771/08.

Uma das principais mudanças propostas pelo projeto é a possibilidade de contratação direta da Embratur, sem a necessidade de realização de licitação por outros órgãos ou entidades da administração pública. Essa dispensa de licitação seria aplicável a ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil no exterior; ações de articulação com agentes econômicos; e medidas de preparação para grandes eventos de relevância internacional, entre outras atividades.

O deputado Guimarães destaca a importância da aprovação rápida do projeto devido à escassez de recursos enfrentada pela Embratur. Ele ressalta que a falta de investimentos pode comprometer todo o trabalho realizado em relação à promoção e imagem turística do país, tornando urgente a necessidade de solucionar as dificuldades enfrentadas pela entidade.

O Projeto de Lei seguirá tramitação pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Turismo; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, seguindo o rito de caráter conclusivo. A expectativa é que a análise destas comissões contribua para uma avaliação detalhada do projeto e suas possíveis repercussões.

Portanto, a proposta apresentada pelo deputado Guimarães busca fortalecer a atuação da Embratur no desenvolvimento do turismo internacional, permitindo mais agilidade e eficiência nas ações promovidas pela agência. A expectativa é que o projeto possa ser aprovado com celeridade para garantir a continuidade das atividades da Embratur em prol do turismo brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo