Especialistas e autoridades propõem revisão da legislação ambiental no DF para combater contaminação das águas.

Na manhã desta quarta-feira (27), pesquisadores e representantes de órgãos públicos participaram de uma audiência na Comissão de Meio Ambiente (CMA) para discutir a necessidade de atualização da legislação ambiental como forma de reduzir a contaminação das águas no Distrito Federal (DF). A iniciativa partiu da senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente do colegiado, que ressaltou a importância do debate sobre essa questão crucial para o meio ambiente.

Durante a audiência, os participantes destacaram a urgência de medidas mais eficazes para combater a poluição hídrica na região, que tem sido uma preocupação crescente nos últimos anos. Segundo os especialistas, a legislação atual está defasada e não contempla os desafios ambientais enfrentados pelo DF, o que torna fundamental a sua revisão e atualização.

Além disso, foi ressaltada a necessidade de fortalecer a fiscalização e o monitoramento das atividades que podem contribuir para a contaminação das águas, como o despejo de resíduos industriais e agrícolas sem o devido tratamento. Os participantes também destacaram a importância da conscientização da população e da adoção de práticas sustentáveis para preservação dos recursos hídricos.

Durante o debate, ficou evidente a união de esforços entre os órgãos públicos, a sociedade civil e os pesquisadores para encontrar soluções efetivas e sustentáveis para a questão da contaminação das águas no DF. A audiência foi um importante passo para conscientizar a sociedade sobre a gravidade do problema e mobilizar ações em prol da proteção do meio ambiente e da qualidade de vida da população local.

Diante desse cenário, a atualização da legislação ambiental surge como uma medida fundamental e urgente para garantir a preservação dos recursos hídricos e a qualidade da água no Distrito Federal. A expectativa é de que o debate realizado na CMA resulte em propostas concretas para aprimorar a legislação e promover a sustentabilidade ambiental na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo