Audiência na Câmara discute correção de assimetrias na formação de professores da educação básica

Na manhã de quinta-feira, 9 de novembro de 2023, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados se reuniu para discutir um tema de grande importância: a formação de professores da educação básica, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. A audiência teve início às 9 horas e ocorreu no plenário 10.

A proposta de debater sobre a formação de professores foi apresentada pela deputada Socorro Neri, do Partido Progressista (PP), representante do estado do Acre. A pauta central da discussão foi os desafios enfrentados pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), que a deputada considera um “programa exitoso de estratégia de correção das assimetrias relativas à formação na educação básica”.

Socorro Neri defendeu a importância do Parfor, ressaltando que este é o único programa de formação de professores que foi mantido diante das metas de formação e valorização do magistério no contexto do atual Plano Nacional de Educação (PNE). A deputada expressou sua preocupação com a correção das assimetrias na formação de professores e buscou apoio dos demais membros da Comissão de Educação para buscar soluções para os desafios enfrentados nessa área.

Durante a audiência, vários pontos foram abordados, incluindo a qualificação dos profissionais da educação e a valorização do magistério. A discussão se estendeu por horas, com a participação ativa de professores, representantes de instituições de ensino e especialistas na área pedagógica.

A relevância do tema e a troca de ideias entre os participantes demonstraram a preocupação em melhorar a formação de professores da educação básica e garantir uma educação de qualidade para as futuras gerações. Ao final da audiência, a expectativa era que medidas concretas pudessem ser propostas para enfrentar os desafios apontados. A Comissão de Educação se comprometeu a dar continuidade a esse debate, buscando soluções que beneficiem tanto os professores quanto os estudantes. Aguarda-se o desdobramento das discussões e possíveis encaminhamentos para o aprimoramento da formação docente no país.

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